O que é o vidro?
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro tem incontáveis aplicações nas mais variadas indústrias, dada suas características de inalterabilidade, dureza, resistência e propriedades térmicas, ópticas e acústicas, tornando-se um dos poucos materiais ainda insubstituível, estando cada vez mais presente nas pesquisas de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar do homem.
O que é vidro temperado?
O vidro temperado recebe um tratamento térmico, no qual é aquecido e resfriado rapidamente, que o torna 5 vezes mais resistente à quebra que um vidro comum. Em caso de quebra, se estilhaça em pequenos pedaços sem ponta, o que evita acidentes. Todo vidro furado ou autoportante precisa ser temperado para que não quebre facilmente. Um bom exemplo de aplicação são os boxes de banheiro.
O que é vidro laminado?
Para quem quer fachadas, guarda-corpos, coberturas ou pisos de vidro, a segurança deve ser um fator de escolha do produto. O vidro laminado é composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película de alta resistência (como o PVB – Polivinil Butiral). Em caso de quebra, os cacos ficam retidos nessa película, o que evita que pessoas e objetos ultrapassem o vão.
O que é vidro duplo ou insulado?
É o conjunto de dois vidros separados por uma camada de ar ou gás, conferindo redução na propagação de som, na entrada de calor e uma infinidade de combinações decorativas. Largamente utilizado na construção civil dos países europeus, o vidro duplo está presente no nosso dia a dia, como por exemplo, na porta dos freezers e refrigeradores (com a função de isolação térmica). O vidro duplo é indicado para se ter o melhor desempenho em relação às trocas de calor entre os ambientes ou ainda para oferecer conforto acústico. Quando combinado com os vidros de proteção solar para reduzir a entrada de calor e controlar a luz, tem o seu desempenho potencializado.
O que é vidro laminado acústico?
É composto por duas chapas de vidro intercaladas por um PVB (Polivinil Butiral) especial (acústico) e, por isso, funciona como um excelente isolante acústico, ou seja, garante uma poderosa proteção contra ruídos.
O que são vidros de proteção solar?
Diferentes de um vidro comum, os vidros de proteção solar recebem camadas metalizadas em seu processo de fabricação que barram até 80% do calor no ambiente e quase 100% dos raios UV. Com isso, reduzem o consumo de ar-condicionado e luz artificial, responsáveis por boa parte dos gastos de energia de um prédio comercial. Tal eficiência energética conquistou o mercado sustentável no país, fazendo com que esse tipo de material seja exigido para a pontuação de obras que buscam a certificação com selos verdes, como Leed (Green Building Council Brasil) e Aqua.
O que é vidro autolimpante?
É um vidro que recebe nanocamadas de óxidos metálicos em sua superfície, que o tornam capazes de captar os raios UV e utilizá-los para quebrar a sujeira em pequenas partículas, deixando as mesmas pouco perceptíveis a olho nu. Quando chove, a água lava esse vidro, mantendo-o limpo por mais tempo e reduzindo os gastos e o esforço do proprietário.
Esse processo possui um caráter sustentável extremamente forte, pois, além de reduzir o consumo de água, haja vista que sua limpeza é menos frequente, e de utilizar a própria água da chuva para isso, ele reduz o consumo de detergentes que, em muitos casos, afetam o ecossistema.
O vidro autolimpante é visualmente idêntico aos vidros normais e garante uma visão nítida em todas as situações, mesmo em dias de chuva. A camada autolimpante é integrada ao próprio vidro e, por isso, tem um alto nível de durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo. Deve ser aplicado sempre na parte externa das edificações.
O que é vidro Low-e ou Baixo Emissivo?
Abreviação de low emissivity, ou seja, baixa emissividade. Vidro que se caracteriza pela baixa transferência de calor por condução térmica, bloqueando o calor pela contenção do espectro de radiação infravermelha, sem reflexão da luz visível. Muito usado em locais onde deseja-se manter o calor ou o frio no ambiente interno reduzindo drasticamente o custo com gastos de energia. É o vidro mais indicado para obras em que desejam obter o selo Leed.
Como limpar os vidros?
Com relação à manutenção, o vidro é um material que requer apenas limpeza para manter seu brilho e aspecto diferenciado. Para limpar vidros e espelhos, recomenda-se a utilização de um pano macio, água e sabão neutro. Caso haja gordura, pode ser utilizada água morna para facilitar a limpeza.